27 de maio de 2011

A força mais potente do universo? A fé

Escrito por Giovanna Verrone   


tumblr_lfncmojwht1qc70moo1_500_largeA afirmação de Madre Teresa de Calcutá também é compartilhada no Brasil segundo a pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, na qual 84% da população do país acredita em Deus, o que nos coloca em terceiro lugar no ranking, logo atrás da Turquia, com 91%; e da Indonésia, com 93%. Nesses países a religião mulçumana predomina, e os habitantes acreditam em espíritos e combinam os antigos rituais com o islamismo e o cristianismo.

Em O evangelho segundo o espiritismo, capítulo 19, encontramos a seguinte exortação sobre o tema: “A fé verdadeira é sempre calma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao fim. A fé insegura sente a sua própria fraqueza, e quando estimulada pelo interesse torna-se furiosa e acredita poder suprir a força com a violência. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança, enquanto a violência, pelo contrário, é prova de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo. O poder da fé tem aplicação direta e especial na ação magnética. Graças a ela, o homem age sobre o fluído, agente universal, modifica-lhe a qualidade e lhe dá impulso por assim dizer irresistível. Eis porque aquele que alia, a um grande poder fluídico normal, uma fé ardente, pode operar, unicamente pela sua vontade dirigida para o bem, esses estranhos fenômenos de cura e de outra natureza, que antigamente eram considerados prodígios, e que entretanto não passam de conseqüências de uma lei natural. Essa a razão porque Jesus disse aos seus apóstolos: Se não conseguistes curar, foi por causa de vossa pouca fé.”

A pesquisa também indicou que no Brasil 12% da população acreditam em reencarnação, sendo que no mundo 7% das pessoas têm essa crença. Neste ponto, nosso país está em segundo lugar, logo atrás da Hungria, na qual 13% da população acredita em reencarnação, embora a maioria seja católica.

Chico Xavier já identificava esta tendência em nosso país: “O Espiritismo no Brasil é a caridade em ação com a fé raciocinada baseando-lhe as iniciativas e movimentos. Consultemos o acervo das instituições assistenciais do Espiritismo Cristão espalhadas no Brasil inteiro e observemos a difusão das obras de Allan Kardec, em todo o nosso País e ser-nos-á fácil reconhecer em nosso desenvolvimento coletivo a presença do Espiritismo em sua legítima expressão, a definir-se como sendo o retorno das criaturas ao Cristianismo simples e puro.” (do livro No mundo de Chico Xavier).

Ainda segundo a enquete, 41% dos entrevistados acreditam que os seres humanos são fruto da evolução dos macacos. Já no Brasil 47% acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual maior, e fica em quinto lugar no ranking, atrás da África do Sul, da indonésia, da Turquia e, em primeiro lugar, a Arábia Saudita, com 75% da população crente em Deus.
Um ponto que surpreende na pesquisa é que 18% dos entrevistados no mundo todo afirmam não acreditar em Deus, e que 17% “às vezes acreditam, às vezes não”.

Herculano Pires no capitulo 2 de O homem novo diz: O materialista intelectual, que se apóia numa doutrina filosófica negativa, sente-se forte para enfrentar o mundo enquanto não lhe faltam as forças físicas e os recursos materiais da existência. Mas diante do desastre, do fracasso temporário, de uma mutilação moral ou física, essa idéia será facilmente eclipsada por outra; a do nada. Por outro lado, no reverso da medalha, a crendice do religiosismo comum não é menos perigosa que o materialismo. O homem que crê sem indagar, sem compreender nem querer compreender, apegado às crenças que lhe impuseram através da tradição está sujeito as mesmas dolorosas surpresas daquele que não crê. Ateísmo e crendice são os dois extremos perigosos da condição humana.”

No prefácio de O evangelho segundo o espiritismo o Espírito da Verdade afirma : “Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.”  O dia no qual todos abrirão os olhos e virão que Deus é a força suprema e que devemos a ele cada momento vivenciado.

“Só é inabalável a fé que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade“ Allan Kardec


Fonte: Correio Fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário