15 de março de 2013

CRISTIANISMO E ESPIRITISMO







Ao conjunto de lições, ensinamentos e exemplificações ministradas pelo Cristo e registrados no Evangelho dá-se o nome de Cristianismo. As regras morais e comportamentais fundamentadas na Lei de Amor formam a Doutrina do Cristo.

Jesus não foi fundador de uma religião, no sentido em que se converteu o termo.
Do Cristianismo autêntico surgiram as diversas igrejas cristãs com suas próprias interpretações do Evangelho, com seus conceitos de salvação, fé, céu, inferno, com acréscimos dogmáticos e práticas ritualísticas, formas e fórmulas de adoração próprias.

O ensino moral do Cristo, esse Código Divino destinado a preparar o homem, elevando-lhe os sentimentos e ampliando seus conhecimentos espirituais, é o que constitui o aspecto religioso do Espiritismo. A essência religiosa que vem de Deus é puro sentimento, é amor que independe de cultos exteriores, rituais, sacerdócio organizado, hierarquias, dogmas e sacramentos.

O Espiritismo conduz a criatura para a espiritualização superior porque se assenta nos princípios morais encerrados na mensagem do Cristo. Ciência, Filosofia e Religião encontram-se perfeitamente conciliadas na Doutrina Espírita.

A Ciência da Nova Revelação não é materialista mas, sim, a  que trata do conhecimento universal. Sua Filosofia pode ser considerada científica por partir de fatos, de realidades, e religiosa porque se apóia nos sentimentos que levam o homem em busca de Deus. Como Religião, está liberta de dogmas ininteligíveis, de mistérios e superstições que sufocam a essência das religiões, e se dirige aos homens livres de preconceitos, que crêem porque têm certeza, através do conhecimento.

O estudo e a prática do Espiritismo promovem a reeducação das criaturas por meio da compreensão de deveres e compromissos que exaltam a responsabilidade de amar e servir, e, embora cercadas de problemas, dificuldades e obstáculos, guardam a certeza íntima de que a vida continua além do véu da morte e lhes reserva a felicidade na medida do bem que espalharam na Terra.

Os princípios e postulados espíritas, em perfeita consonância com os ensinos do Cristo, consolidam o verdadeiro ideal religioso – permanente e divino – no coração daqueles que souberem  compreender.
                                                                             
 Ângela Santos 

Leia mais: http://mensagensespiritas.webnode.com/news/cristianismo-e-espiritismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário